sexta-feira, 1 de abril de 2011

Newton desaprovaria [Fonte: Ciência Hoje]

Aprenda a brincar de 'sólido ou líquido' com o fluido não newtoniano. Aviso importante: dá para reproduzi-lo, sem grandes baixas, em casa.
O fluido não newtoniano entrou na moda há cerca de cinco anos, quando uma emissora espanhola percebeu como seria bacana mostrar esse  elemento em ação. O que é isso? Grosso modo, qualquer fluido que não obedece a Lei de Newton – ou seja, qualquer fluido que não possui viscosidade constante ou sofre alteração quando uma força é aplicada.
O que a emissora da Espanha fez? Criou uma piscina de fluido não newtoniano. Se as pessoas corressem de modo cuidadoso, rápido e elegante, conseguiam andar sobre a piscina. Milagre.
Caso fossem grosseiras, pisassem forte ou simplesmente parassem e deixassem com que a gravidade fizesse o seu trabalho, as pessoas afundavam.
Depois da exibição na emissora espanhola, o líquido não newtoniano tornou-se moda em vários programas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde o Gugu eventualmente organiza provas em seu programa na TV Record.
Diferentemente de algumas experiências que só podem ser reproduzidas em laboratório, a brincadeira com o fluido não newtoniano é facilmente reproduzível em casa. É o que explica Chris Chiswell em vídeo para a revista New Scientist (vimos no Improbable Research).
Em vídeo curto e bem-humorado, ele mostra que com um pouco de água e muita maisena (farinha de milho), é possível 'criar' um líquido não newtoniano. E também ensina a regra para se divertir com ele: com força e pressão, o fluido tende ao sólido; com gentileza e movimentos leves, o fluido tende ao líquido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário