sábado, 19 de março de 2011

"Relação Social em Grupo"

     A RELAÇÃO NO TRABALHO


     QUANDO IMPOR LIMITES ?


                                                      



Já ouviu a frase "Respeito é bom e eu gosto"? A meu ver, ela é a base para que não se chegue a uma situação de brigas no trabalho. Quando respeitamos os outros e nos fazemos respeitar, é difícil que haja clima para maiores confrontos.
Mas o que é se fazer respeitar? É estabelecer nossas fronteiras, nossos limites. Muitas vezes, no esforço de agradarmos, sermos aceitos, deixamos que os outros ultrapassem nossos limites. E depois ficamos bravos quando "abusam" da nossa paciência e boa vontade. Mas, se deixamos que os outros façam gato e sapato de nós, como podemos reclamar? Todos nós temos o direito de ter assuntos privados que não dizem respeito aos colegas de trabalho – preserve esses assuntos, não comente com os outros, e nem dê abertura para que os outros comentem. Também temos o direito de não gostar de certo tipo de brincadeiras – deixe isso claro.
O mesmo vale em relação aos outros. A chamada "regra de ouro", que diz que não devemos fazer aos outros o que não gostamos que façam a nós, é um bom guia de conduta no trabalho. Você gostaria que ficassem comentando a sua vida privada? Não comente a dos outros, então. Antes de falar sobre a qualidade do trabalho, as atitudes, roupas ou seja lá o que for de alguém, lembre-se dessa regra.

Outra forma importante de evitar brigas é ter domínio do tema que está sendo abordado. Se você vai fazer uma apresentação de um projeto, realmente se prepare, para poder argumentar com lógica quando for questionado. Quando conhecemos algo bem, dificilmente nos deixamos levar pelo lado emocional quando alguém nos contesta. Tratamos, ao invés disso, de explicar o assunto.

Muitas das brigas e discussões nascem da "estática emocional",aquele ruído de comunicação em que alguém,
de PROPÓSITO  ou sem querer, está dizendo alguma coisa negativa por trás de uma pergunta aparentemente neutra.Evite a estática,e as comunicações ficarão mais claras 



Não houve jeito. Por culpa da outra pessoa, ou sua, ou dos dois, acabou havendo uma discussão séria no trabalho, que resultou em uma divisão de opiniões e em uma situação de mal estar. Você não gosta disso, mas agora tem que conviver com um "inimigo" ou, no mínimo, com alguém que tem uma opinião oposta à sua em uma questão de trabalho muito importante. Como conviver com isso? E, se possível, como acabar com esse mal entendido


ANÔNIMO :   H

Nenhum comentário:

Postar um comentário